quinta-feira, 1 de abril de 2010

PARECER FINAL

Caros alunos,
Queiram, por favor, postar aqui a sua opinião sobre o Curso da Disciplina "Teoria do Conhecimento Científico". Trata-se de avaliar o material didático, o método de aula e o desempenho do próprio aluno nas atividades da disciplina.

11 comentários:

Israel Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

A utilização de um blog é algo bem inovador para uma disciplina da UFABC, para não se dizer pioneira. Usar um blog foi uma excelente idéia e que para mim deve ser mantida. Faço apenas uma única ressalva quanto a quantidade mínima de caracteres, pois algumas vezes alguns pontos das idéias tem que ser guilhotinados para que caibam nesse espaço.
Quanto ao material e a aula, não possuo muitos parâmetros comparativos para avaliá-los. Entretanto posso dizer que, com o pouco conhecimento que possuo, afirmo com veêmencia que esse foi uma das disciplinas que alteraram a minha linha de pensamento desde que eu entrei na UFABC, contribuindo de forma primordial na minha formação pessoal e profissional.
Já em relação o meu desempenho, sei que poderia ter ido um pouco mais longe. Algumas faltas (ocasionadas pelas reuniões como representante discente) me fizeram sofrer um pouco para tentar acompanhar a turma na medida em que ela ia avançando. Apesar disso me avalio como um bom aluno, por ter cumprido todos os afazeres dentro do prazo estabelecido até o final do curso.

Alessandra disse...

O uso do blog para o material didático facilitou o acesso, inclusive por não depender de feriados e incluir idas e vindas físicas. Foi verdadeiramente útil, inclusive por ter sempre disponível o material para consulta. Mas não substitui uma aula presencial. A leitura dos textos, pode vir a gerar dúvidas ou discussões que somente via digital não seriam tão bem apresentadas ou valorosas.
Quanto a mim, procurei estar em dia quanto aos textos, apesar de no começo da matéria não ter acompanhado a velocidade do curso. Alguns textos me deixaram desmotivada e não consegui obter interesse nenhum para alguma discussão mais séria, outros eram de real interesse e as discussões em sala motivaram ao longo do curso. A disciplina é interessante e atingiu minhas expectativas para com o curso sobre o aprendizado. Fico satisfeita em ter concluído o curso e conhecer mais da ciência e saber analisar melhor algumas propostas científicas.

Israel Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giuliano disse...

Acredito ser a matéria mais diversa já cursada na minha vida em que a base desenvolvida pela literatura, apesar de ser de difícil compreensão, a priori, foi de grande poder esclarecedor além de nos permitir tirar interpretações próprias para posterior discussão em sala.
Essas por sua vez, muito bem ministradas em aulas em que os pensamentos e dogmas adquiridos nas formações anteriores eram diretamente combatidos e deixados pra trás.
O blog de caráter inovador e de fácil manuseio, como o restante da disciplina, foi essencial para o projeto da mesma e trouxe, junto a sua clareza e facilidade, um novo modo de contato com o docente.
Por fim, avalio-me como participativo e bom aluno em relação aos conceitos adquiridos.
Devido a uma boa bagagem adquirida no quadrimestre anterior (Roque), a facilidade foi maior para a interpretação da primeira parte do curso. Apesar disso, acredito que evolui ao decorrer do curso quanto aos comentários no site.
Sem maiores considerações, deixo apenas uma mensagem de boa sorte aos demais caso não nos encontremos mais.
Até Breve,
Giuliano Banderali

Caio disse...

Achei a maneira como a disciplina foi dada muito boa. O formato da aula, mais discussão e menos exposição, me agradou muito. O material didático também é excelente e a idéia de utilizar um blog para expô-lo facilita bastante o trabalho do aluno. Posso dizer que todos os aspectos da disciplina me agradaram. Mas o que mais gostei talvez tenha sido o fato de uma parte da avaliação ser baseada na participação. Isso não é possível em todos os tipos de disciplinas, mas em filosofia acho ideal (claro que isso só é possível por haverem poucas pessoas na sala).
Quanto ao meu desempenho acho que em geral foi bom. Acabei não lendo alguns dos últimos textos antes da aula por falta de tempo, mas acabei lendo-os depois. A causa dessa falta de tempo foi o fato de estar fazendo 8 matérias (30 créditos) nesse trimestre, mas no final tudo saiu bem (apertado mas saiu). Mas o principal é que acredito que compreendi todos os conceitos que foram apresentados na disciplina, o que é o objetivo da mesma.

ney carvalho disse...

Assim como todos nos seus depoimentos, achei muito importante o uso da internet como meio de transmissão do material, uma vez que é muito vasto e seu acesso pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer computador, o que não acontece com um livro, por ser dificil seu transporte. quanto ao conteudo do curso, posso dizer que após a realização da disciplina e conhecimento do material, tenho um novo pensamento sobre as verdades que passam as ciencias para sua sociedade,e quanto ameu desempenho, posso dizer que trabalhar e estudar, é meio dificil esperar um ótimo desempenho, já que devido a quantidade do material, muitas vezes tive que escolher e dar prioridade a materia que tinha mais dificudade.

analuizavalle disse...

Utilizar um blog para disponibilizar o material da disciplina foi uma novidade muito interessante! Gostei deste método e seria ótimo repetir o processo. Apesar de minhas dificuldades com acesso a internet e impressão, sempre que podia, eu acessava o site e imprimia o texto, ou seja, o material estava sempre disponível. A avaliação através de comentários também foi inovadora, só não sei ainda se teria feito da mesma forma, mas é uma excelente alternativa para inserir no método de avaliação.

Quanto a minha avaliação pessoal, sei que poderia ter aproveitado melhor o curso se não fossem os problemas pessoais ocorridos durante este período, mas, de qualquer forma, o conteúdo da disciplina levantou novos questionamentos e visões em mim. Pude perceber que o mais importante em meio a tudo isso é: reconhecer o erro, saber quando mudar idéias e conceitos, estar aberto a outras opiniões e refletir sobre elas, rejeitar teorias antigas no lugar de novas teorias; é evoluir. Alguns textos provocaram certas reações em mim e são justamente estes textos que me fizeram olhar as coisas com outros olhos. Só posso dizer que hoje sou uma pessoa diferente de quando comecei o curso.

Lucas R. P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

A matéria em si é muito legal, ajuda bastante a nós, futuros cientistas a compreender o mundo da ciência e como lidar com ela. O blog foi muito importante. Um local de fácil acesso para todo o material didático, portanto, nota 10. O método de aula também foi bastante interessante. Bastante conversa entre professor e aluno, fez com que fosse mais fácil compreender o que estava sendo falado. Quanto ao meu desempenho, achei satisfatório, apesar de um pouco incompleto por conta de diversas outras coisas, mas bastante proveitoso.

Lucas R. P. disse...

Achei muito interessante a idéia de se postar em um blog o material didático, para que todos da classe pudessem acessar a qualquer momento e em qualquer lugar e comentá-los.
Com certeza facilitou também a discussão acerca dos textos em pauta e foi uma forma bastante eficaz de por em prática as idéias de Popper, já que com as opiniões dos estudantes, os textos “ganharam vida”, foram discutidos e evoluíram. Notei que é muito difícil, aliás, deixar para trás os dogmatismos e algumas certezas, com o intuito de ser mais crítico.
Considerei os textos bons e as aulas melhores ainda, já que nas aulas podia-se discutir sobre os textos de forma mais direta e perceber melhor como eu e os outros estudantes lidavam com os assuntos que os textos tratavam.
Por fim, percebi o quão importantes são as teorias epistemológicas, e continuo ansioso para compreender mais, tanto sobre os conceitos já estudados quanto quais seriam os próximos passos desta área do conhecimento.